Ao tentar algo "leve" a inclinação natural do designer é o alumínio. Mas os pesquisadores da Mercedes-Benz fizeram recentemente o oposto disso, realizaram um projeto para o Materialica Design and Technology Award. O MDT Awards se dedica à "aplicações de materiais, tecnologia de superfície e de engenharia de produto", e tem a intenção de destacar design leve no transporte. A Mercedes realizou um projeto de pistão de alumínio para um carro a diesel de passageiros e substituiu por uma de aço redesenhado.
Não há dúvidas que o mais flexível sistema de manufatura é a fabricação usando as habilidades humanas treinadas e experientes, no entanto, e infelizmente, temos vários requisitos não atendidos com esta tecnologia, por exemplo, a repetibilidade, precisão e produtividade.
Sabemos que por conta da demanda atual estes fatores são fundamentais no sucesso de um processo. Logo, os equipamentos de usinagem tem se tornado cada vez mais flexíveis e por serem eletromecânicos e autônomos mantém repetibilidade com alta produtividade.
O que ocorreu na última edição da Feira de Maquinas e Equipamentos verão 2013 foi apenas uma continuidade do que se vinha fazendo. Poucas coisas se descaram para mim, mas por exemplo a volta da Nardini, tradicional fabricante nacional de Máquinas, me surpreendeu pois a Debmaq é quem estava negociando esta máquinas mas não veio com novidades.
Será que realmente o conhecimento técnico é tão importante assim?
Muitos amigos, parceiros, alunos vivem questionando sobre isto, principalmente quando falam que um aluno recém formado em um colégio técnico não sabe nada, precisam aprender com eles, não tem experiência, etc. Seguindo esta linha de raciocínio, realmente para que técnico? Basta saber fazer e pronto, tudo dará certo. Será então que o conhecimento se limita em saber fazer?
Hoje em dia parece que todos sabem o que é qualidade, nos tornamos mais exigentes com produtos, conseguimos conquistar direitos sobre o que compramos em função da qualidade declarada, garantias e outras condições oferecidas pelos fornecedores, enfim, parece que todos nós repentinamente começamos a entender muito de qualidade. Será?
: (13) 3463-5800
: (13) 9-9173-3098
: treinamento@centreind.com.br